segunda-feira, 23 de maio de 2016

O trabalho no sistema capitalista

      Ao longo do tempo, a relação entre patrão e empregado se modificou muito. Juntamente com essa relação vieram as mudanças na forma de trabalho e na carga horária.
     Com a criação das primeiras fábricas, houve uma grande demanda da mão de obra empregada que trabalhava em condições precárias, ou praticamente escravistas. Logo começou a passar por problemas com seus patrões, que iniciaram uma excessiva cobrança sobre seus funcionários.





     A partir deste momento, vieram alguns conceitos que ouvimos muito, como lucro e mais valia. A mais valia é uma expressão do âmbito da economia, criada por Karl Marx que significa parte do valor da força de trabalho dada por um determinado trabalhador na produção e que não é remunerado pelo patrão. O lucro é considerado todo o rendimento positivo obtido através de uma negociação econômica ou de qualquer outro gênero. Na economia, o lucro é tudo o que foi ganho ou recebido a partir de um ato de comercialização financeira.
      As relações trabalhistas atualmente, se encontram em melhores condições, já que a carga horária é menor, os salários são maiores, e há alguns benefícios extras. Ainda há problemas a serem enfrentados, e com a ajuda de um bom diálogo, podem ser resolvidos.

Emilly A. Brito Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário